14-02-2017 18:23

Entorno da Governador Valadares tem nova sinalização

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, concluiu o processo de implantação de nova sinalização horizontal e vertical no entorno da Praça Governador Valadares. Ao todo, são três pontos que foram alterados com o intuito de melhorar o fluxo de veículos e pedestres nas ruas Nossa Senhora da Conceição e Almeida Campos que cruzam com as ruas Calimério Guimarães e Presidente Olegário Maciel.

No cruzamento da rua Calimério Guimarães com a rua Nossa Senhora da Conceição, a Assessoria de Trânsito e Transporte (Asttran) providenciou a implantação de faixas para pedestres e a inversão da preferência de passagem para os veículos que transitam pela rua Nossa Senhora da Conceição que passam a ter a preferência em relação aos automóveis que cruzam pela rua Calimério Guimarães.

“A mudança de preferência de passagem se justiça em razão de acidentes que ocorrem naquele cruzamento, pois a visão dos condutores que transitam pela Rua Nossa Senhora da Conceição é limitada, demandando necessidade de avanço da faixa de retenção, expondo-se à possibilidade de acidentes. Quem está contornando a praça ou transitando na rua Nossa Senhora da Conceição terá a partir de agora a preferência no cruzamento. Por consequência, quem está transitando pela rua Calimério Guimarães vai ter que parar, e portanto, perde a preferência naquele cruzamento”, explica o secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Élvio Bertoni.

Para o secretário, a sinalização tem como papel chamar a atenção de quem anda ou de quem está a bordo do volante. “Além de fazer essa sinalização impactante, vamos nesses primeiros dias trabalhar com uma sinalização auxiliar para chamar atenção do condutor do veículo que está transitando na rua Calimério Guimarães. A sinalização está muito boa, nova, legível e tranquila, mas, às vezes, o motorista que passa ali diariamente, se um pouco desatento, pode avançar naquele cruzamento, em razão do hábito”, esclarece Élvio Bertoni.

Outras duas alterações fazem parte da nova sinalização e se referem a implantação de faixas para pedestres nos cruzamentos da rua Almeida Campos com a rua Calimério Guimarães e da rua Nossa Senhora da Conceição com a rua Presidente Olegário Maciel. De acordo com o secretário, a região tem um fluxo considerável de pedestres que não estavam à vontade para fazer a travessia da faixa de rolamento.

“Verificamos que a sinalização não havia privilegiado todo o contorno da praça com as faixas para pedestres. Agora o local ficou mais seguro também para quem transita à pé. Estamos também buscando oferecer para os pedestres um espaço seguro para atravessar a rua”, acrescenta Bertoni.

O único entroncamento que não sofrerá mudanças será no trecho que já se encontra semaforizado, ou seja, no cruzamento da rua Almeida Campos com a rua Presidente Olegário Maciel. Bertoni destaca que a segurança no trânsito de Araxá deve contar com a contribuição da população de um modo geral.

“Nós já temos atendido algumas solicitações que chegam até a secretaria porque ninguém melhor que o cidadão que mora perto daquele cruzamento, que mora naquela rua, para verificar ali a necessidade de uma determinada sinalização ou mudança”, relata o secretário de Segurança Urbana e Cidadania.

Para efetuar sugestões sobre o trânsito em Araxá, o cidadão pode fazer um registro no balcão da Prefeitura Municipal, localizado na rua Presidente Olegário Maciel ou na Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania que funciona no Centro Administrativo (Rua Rosália Isaura de Araújo, s / n°, no bairro Guilhermina Chaer, acima da sede da Câmara Municipal) ou ainda por telefone (34) 3691-7051.

“Estaremos à disposição dos nossos cidadãos para dar a atenção devida aos pedidos. Todos podem ter certeza que ninguém ficará sem respostas em relação às solicitações que forem encaminhadas para nós”, finaliza Élvio Bertoni.

Galeria de imagens - 1 até 4 de 4


Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais