» Araxá/MG
 
home
TURISMO

Bonita por natureza. Assim é Araxá

 

Conhecida pelo potencial hidromineral, a cidade prioriza a exploração
racional de seus de seus recursos incentivando o turismo ecológico

Maurício de Castro Rosa
Ralfer Zaidan Martins

Cidade de nome indígena - "local onde primeiro se avista o sol" – Araxá é privilegiada pela natureza com suas inúmeras riquezas. A construção do Grande Hotel do Barreiro e suas termas trouxeram o turismo para a cidade e com ele aflorou várias riquezas da região.

Este lugar, tipicamente hospitaleiro, está situado no Alto Paraíba, em uma das paisagens mais belas das "minas gerais", composta pela serra da Bocaina e da Canastra. A bacia hidrográfica é formada pelos rios Grande e Paraíba, que além de possibilitarem a umidade do clima da cidade, ainda são responsáveis pela inclusão da cidade no Circuito das Águas de Minas Gerais. As propriedades terapêuticas das águas medicinas atraem turistas de outros regiões e países.

Conhecida também como a terra de Dona Beja (um mito que se transformou Ana Jacinta de São José, moradora da cidade do século XIX), a cidade explora também o seu potencial histórico. O Museu Dona Beja e a Fundação Calmon Barreto dispõem de instalações apropriadas ao turismo. Esses locais guardam a memória da cidade desde os seus primeiros habitantes, os índios Araxás. Frequentemente, ambos são palcos de exposições de artistas da terra, resgatando assim, culturas e origens.

A cidade está passando por uma importante reestruturação, visando oferecer locais mais adequadas que atendam às diversas solicitações turísticas. O Parque do Cristo, por exemplo, está sendo reformado.

 

Fonte : http://www.revelacaoonline.uniube.br/a2002/turismo/araxa.html 

 

Este site é atualizado por Wilton de Paula Borges

Prefeitura Municipal de Araxá
Rua Presidente Olegário Maciel, 284 - Centro - CEP 38.180-000 - Fone (34) 3691-7000 - Araxá/MG
Desenvolvido por Instale - Tecnologia da Informação e PixWeb Designer
Copyright© 2014 Instale - Todos os direitos reservados.