» Araxá/MG
 
home
NOTÍCIA DETALHADA
Publicado em 04 de outubro de 2013 às 10:58

Secretaria de desenvolvimento humano pretende trazer curso de terapia comunitária para Araxá



O Secretário de Desenvolvimento Humano, José Domingos Vaz, esteve na manhã da última sexta-feira em uma palestra na Acia para conhecer um trabalho de terapia comunitária que poderá ser implantado em Araxá. A ação prevê um conjunto de atividades grupais que vão interligar três secretarias no sentido de criar um projeto de desenvolvimento de competências para profissionais que realizam trabalhos sociais. Também estão envolvidas as secretarias de Saúde e Educação.

No encontro esteve presente o coordenador do curso de terapia comunitária da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Ralph de Castro. Segundo ele o objetivo inicial é criar uma equipe de disseminadores da terapia comunitária para e em seguida, abranger toda a comunidade.

O projeto contempla um curso de 240 horas no pólo presencial da UFTM em Uberaba, inicialmente ele será voltado para profissionais da área de saúde, educação e assistência social, com foco no trabalho das relações com usuários do poder público. O Secretário destaca que um dos principais pontos da terapia neste sentido, é quanto a sua aplicabilidade prática na educação, no sentido de melhorar as relações entre alunos e professores. “O aluno não nasce com essa agressividade, ele desenvolve isso durante a vida como forma de defesa e o que nós temos que fazer enquanto seres humanos, é trabalhar o estudante no sentido de mudar essa percepção de mundo que ele adquiriu”, destacou.

Na palestra foram apresentadas as bases teóricas do método e suas aplicabilidades práticas. Além do secretário, profissionais ligados às áreas foco também participaram da conferência. José domingos destacou a abertura do poder público para atividades que possam vir a melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Tudo que a gente tiver que pode agregar valor para a comunidade, vamos abraçar”, salientou Vaz.

O que é terapia comunitária

A terapia comunitária é uma pratica integrativa que envolve todas as áreas do conhecimento para desenvolver atividades grupais como forma de melhoria das relações entre as pessoas. Uma das formas de terapia é o compartilhamento de experiências de vida, que acabam se tornando objeto de estudo da sessão, na qual o grupo discute o problema e encontra uma solução conjunta para a questão. “Nós partimos do princípio de que se a comunidade tem um problema, ela também sabe a solução”, explica Raph.

Dentro da psicologia o método utiliza algumas partes do psicodrama, além de outros métodos terapêuticos, contudo não fecha as portas para outras áreas do conhecimento científico. “Qualquer área que a pessoa domine se soma ao processo, inclusive aquelas formações que não são acadêmicas, tudo pode ser utilizado no espaço de cura da comunidade”, completa

 

Originalmente brasileiro, o método surgiu a partir da discussão do senso comum entre as pessoas, muito difundido no exterior, hoje possui mais sete mil disseminadores, principalmente na Europa.

Prefeitura Municipal de Araxá
Rua Presidente Olegário Maciel, 284 - Centro - CEP 38.180-000 - Fone (34) 3691-7000 - Araxá/MG
Desenvolvido por Instale - Tecnologia da Informação e PixWeb Designer
Copyright© 2014 Instale - Todos os direitos reservados.